O setor de saneamento no Brasil passa por um momento de plena transformação. Desde a publicação do Marco Legal do Saneamento, avanços significativos foram realizados e massivos investimentos estão programados, mas desafios estruturais persistem.
Com metas ambiciosas de universalização dos serviços de água e esgoto até 2033, o país precisa acelerar a execução de projetos e superar barreiras significativas, incluindo dificuldades no acesso a recursos financeiros e incertezas regulatórias agravadas pela reforma tributária sancionada.
A reforma tributária sancionada em janeiro de 2025, traz preocupações sobre os aumentos tarifários que podem afetar as populações mais vulneráveis e comprometer a atratividade para investidores. Além disso, ainda é preciso entender o impacto das novas do aumento das tarifas sociais nos contratos vigentes e futuros. Paralelamente, com os novos prefeitos assumindo seus mandatos, os próximos anos representam um ciclo crucial para tirar projetos do papel e garantir avanços que impulsionem a universalização do saneamento no país.
É nesse cenário que realizaremos a 6ª edição do FÓRUM NOVO SANEAMENTO, um evento que se consolidou como ponto de encontro para os principais líderes e decisores do setor, e que oferecerá um espaço privilegiado para debater soluções, compartilhar experiências e alinhar ações em prol do saneamento, promovendo diálogos que impactem diretamente o futuro do setor.
Com painéis temáticos e estudos de caso, o fórum promoverá discussões que incentivem soluções concretas e aprendizados por meio de experiências recentes. Além de abordar os desafios para as novas gestões e os impactos da reforma tributária no setor, o evento discutirá também o papel das agências reguladoras na mediação e fiscalização de contratos, os impactos das novas normas da ANA e das tarifas sociais sobre os contratos vigentes, os desafios e perspectivas de investidores e operadores, e apresentará oportunidades em áreas como resíduos sólidos, drenagem urbana e inovações tecnológicas.
Com uma agenda abrangente, o FÓRUM NOVO SANEAMENTO reafirma seu compromisso de ser um catalisador de mudanças no setor, conectando lideranças, promovendo soluções concretas e fortalecendo as bases para a universalização do saneamento.
Confira como foi a edição anterior:
Aproveite para se aprofundar nos temas mais relevantes do setor de saneamento: Os desafios para as novas gestões, os impactos da reforma tributária no setor, o papel das agências reguladoras na mediação e fiscalização de contratos, os impactos das novas normas da ANA e das tarifas sociais sobre os contratos vigentes, as perspectivas de investidores e operadores, além de oportunidades em áreas como resíduos sólidos, drenagem urbana e inovações tecnológicas.
O PAPEL DO GOVERNO FEDERAL E DOS ESTADOS NA TRANSFORMAÇÃO DO SANEAMENTO: AVANÇOS CONCRETOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS ATÉ 2033
Esteja junto com quem desenha e decide o presente e o futuro do saneamento no Brasil e inscreva-se para expandir o seu conhecimento e sua rede de contatos.
www.hiria.com.br